ESTARREJA CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO FEMININA DOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLUBES
Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, decorreu em Santo António dos Cavaleiros, o Campeonato Nacional de Clubes da 2ª divisão feminina, campeonato esse que contou com a participação de 24 clubes de todo o país, juntando várias equipas que ambicionavam subir à primeira divisão. A equipa foi composta pelas atletas Margarida Lopes, Mariana Jesus, Érica Amador, Carolina Nunes, Catarina Casalinho, Carolina Baptista, Lara Maia (que estiveram em ação) e Nicole Oliveira (como suplente).
Na época 2022/2023 o Clube Desportivo de Estarreja alcançou nos mesmos campeonatos, um honroso 6º lugar com 357 pontos, apenas a 11 pontos do 3° (que garantiria o acesso à 1ª divisão), conseguindo o seu melhor resultado de sempre em Campeonatos Nacionais de Clubes até então. Na temporada seguinte (2023/2024) o CDE viria mesmo a disputar a 1ª divisão nacional, fruto de uma subida administrativa face às várias desistências de clubes da 1ª divisão. As atletas estarrejenses foram guerreiras até ao fim do campeonato, mas acabariam por descer de divisão após alcançarem o 15º lugar da classificação. O objetivo ficou desde então traçado: voltar à 1ª divisão nacional e estar entre os melhores clubes do país!!
Foi apenas preciso esperar um ano para o sonho ser novamente cumprido e logo com o título inédito de Campeão Nacional da 2ª Divisão! As atletas estarrejenses mostraram um grande empenho durante todo o fim-de-semana e após as 19 provas do programa, o Clube Desportivo de Estarreja somou 371 pontos, superiorizando-se ao Foca Quinta Da Lixa – CNF, com 356, e ao Gesloures (318), 2º e 3º classificados respetivamente. Foi verdadeiramente um trabalho de equipa onde qualquer segundo era fundamental para manter as aspirações intactas. Prova isso mesmo o facto de o CDE ter alcançado o 1º lugar em apenas duas provas: 50m Livres (por Érica Amador) e os 4x100m Estilos (por Carolina Baptista, Margarida Lopes, Carolina Nunes e Érica Amador). O CDE provou ser um clube de Primeira pela grande consistência apresentada ao longo de toda a competição, por parte de todas as atletas. A união fez a força.
O objetivo está desde já traçado para a próxima época: manter o CDE entre a elite da natação portuguesa e alcançar a manutenção na 1ª Divisão Nacional!!